sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Hip-hop Old School, por que não ouvir?


Então, vamos outra vez. É sobre o hip-hop, também chamado de rap, talvez os mais "entendidos" vão falar que há diferença e tal, mas na minha percepção é tudo a mesma coisa. Esse é um  post que entra naquele mesmo lance que vem sendo discutido aqui no blog: lançamentos e sons mais antigos. No caso do hip-hop, é fato que o novo é um lixo. Não presta. Chego até a dizer que é o hip-hop das bundas, pelo apreço ao sexo que têm esses novos artístas. Eles só sabem falar de luxúria, riqueza e, claro, sexo. Já a velha guarda, falava sobre política, racismo e humanidade. E eu quero chegar é numa garimpada do hip-hop old school exatamente dessa velha guarda.
Tudo começou quando estava eu e minha noiva  assistindo ao canal E!, e rolava um programa do qual ela gosta muito. Um reality show chamado "Ice Loves Coco" que fala sobre o dia-a-dia do rapper e ator hollywoodiano Ice-T. Então, me veio o estalo de baixar seus dois álbuns: "The Iceberg/Freedom Of Speach..." de 1989 e "OG Original Gangster" de 1991, que faturaram disco de ouro, ou seja, são álbuns fantásticos que alcançaram sucesso sem apelação. É quando eu digo que aí o velho anda bem na frente.
O hip-hop old school também transformou excelentes rappers em astros renomados. Do NWA, que tem o excelente álbum "Straight Outta Compton" de 1989, e rendeu dois discos de platina, saíram Ice Cube, ator hollywoodiano que trabalho no fraco "Triple X 2" e Dr Dre (o cara que descobriu Eminem). Dj Jazzy Jeff And The Fresh Prince, com o álbum "Code Red" de 1993 (Fresh Prince é nada mais nada menos que o ator celebridade Will Smith). E por aí vai... E aquela pergunta lá do título: "hip-hop old school, e por que não ouvir?". A relação de artístas é extensa. Eu aqui estou listando meus álbuns favoritos. Os anos 80 lançaram muita coisa legal do estilo, tem mais uma lista de bandas (eu chamo de bandas mesmo. Passou de dois integrantes é banda, até mesmo no hip-hop).
Do Beastie Boys eu poderia listar toda sua discografia, porém, prefiro falar dos álbuns que influenciaram a chamada velha guarda. Os álbuns são o famoso "Liscensed To Ill" de 1986 e o "Paul's Boutique" de 1989. O primeiro tem guitarras distorcidas, uma mistura que até influenciou um novo estilo chamado de funky-metal. Cypress Hill com os álbuns "Cypress Hill" de 1991 e o "Black Sunday" de 1993. House Of Pain com o álbum de mesmo nome de 1992.
Por fim, não poderia deixar de lado os caras que mais importância tiveram no movimento, que são os do Public Enemy (engajados, com cunho político e racial). Eles têm como dois álbuns fantásticos "It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back" de 1988 e "Fear Of a Black Planet" de 1990. Eu poderia, também, citar o ONYX, Notorious B.I.G., Snoop Doggy Dog, Tupac Shakur, entre outros. Talvez da nova geração eu deixe escapar o Jay-Z, Eminem e DMX, pois os caras bebem da fonte. Porém, no hip-hop, o velho está anos luz do novo, isso não há dúvida alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário